Carburador

Veja também - Dupla carburação

    Todo motor VW refrigerado à ar permite uma infinidade de modificações para o aumento da potência como:a troca do comando de válvulas, pistões maiores, rebaixamento de cabeçotes, instalação de 2 carburadores duplos, alívio de peso das bielas/eixo virabrequim/volante do motor, instalação de turbo compressor, kits de cilindros 1.8/1.9/2.0/2.1/2.2/2.3/2.4 etc.. mas como o Gurgel é um carro que foi desenvolvido para o uso "Dentro e Fora de Estrada", ele precisa é de torque em baixa rotação, o que motores preparados não oferecem, principalmente os com dois carburadores.

    Com 1 carburador só, a mistura ar/combustível sai mais uniforme do carburador para os cilindros pois com 1 carburador, usar-se uma admissão só, que abastece os 4 cilindros uniformemente (você regula 1 carburador só e por muito tempo não precisará mexer, e o torque aparece em baixa rotação).Quando se usa 2 carburadores, o motor fica bom para desenvolver alta velocidade, e os carburadores devem ser ajustados com uma ferramenta apropriada que calibra (afina/ajusta/regula) os dois ao mesmo tempo, mas com o passar do tempo eles saem da sintonia e começam a trabalhar um diferente do outro, o que é prejudicial ao desempenho e até ao motor, pois esse motor é um motor "boxer", com cilindros deitados, dois pra cada lado, e alimentados separadamente, 1 dos carburadores abastece os 2 cilindros do lado direito (cilindros 1 e 4) e o outro carburador abastece os cilindros do lado esquerdo (cilindros 3 e 2), e quando os carburadores não funcionam juntos, mandam aos cilindros a quantidades diferentes da mistura ar/combustível, como a ordem de explosão do motor é 1432 ele fica chacoalhando (2 carburadores exige manutenções periódicas e o torque só aparece em alta rotação).
    Você pode é adquirir em um "ferro-velho", um carburador Weber de corpo duplo pequeno (conhecido como vebinho), que o cabo do acelerador seja puxado do mesmo modo que o seu carburador original, permitindo o uso do cabo original no lugar original. Aí, você leva ele para um bom mecânico que saiba soldar, e peça-o que solde na sua admissão original (no lugar onde se encaixa o carburador original) uma base com o formato do pé do carburador Weber de corpo duplo que você adquiriu.

    Aí tá pronto, é só parafusá-lo no lugar, colocar a mangueirinha do combustível, o cabo do acelerador, a mangueira do filtro de ar e ligar o carro. Após o motor ligar, é só ajustar normalmente.

    Assim você terá torque em baixa e alta, pois andando de vagar, este tipo de carburador abre só um estágio dando torque e economia e quando se pisa fundo abrem os dois estágios.

    Dessa forma você obtém um desempenho melhor do que usando 2 carburadores simples.
    Não é complicado, mas o mecânico tem que ser caprichoso e bom profissional.

 

Os modelos de Fusca Itamar, já tem esse tipo de carburador.